DETECTANDO PROBLEMAS DE MÁ OCLUSÃO

Consultar um dentista quando criança permite detectar um problema de má oclusão e ser encaminhado a um ortodontista. A má oclusão refere-se a uma má posição dos dentes. É caracterizada por um mau ajuste entre os dentes do maxilar superior, a maxila, e os dentes do maxilar inferior, a mandíbula. Os maus posicionamentos dentários são prejudiciais à estética do sorriso, mas também à saúde dos dentes. Eles causam pressão desigual ao mastigar e impactam toda a articulação da mandíbula.

O dentista e o ortodontista são dois especialistas complementares em saúde bucal. A primeira consulta com um ortodontista pode ocorrer a partir dos 3 anos. Este primeiro exame permite acompanhar o desenvolvimento dos dentes e rastrear problemas de má oclusão ou mau posicionamento dentário. O tratamento ortodôntico restaura o funcionamento normal dos dentes.

Esses tratamentos consistem na aplicação de força em um ou mais dentes para movê- los e reposicioná-los. Graças ao tratamento ortodôntico, a criança recupera o alinhamento ideal e o equilíbrio dentário harmonioso. Para isso, o ortodontista poderá oferecer diversos aparelhos ortodônticos dependendo da idade e das necessidades do seu filho. O uso de um aparelho ortodôntico exige maior vigilância em termos de higiene bucal.

O aparelho ortodôntico é uma verdadeira armadilha para a placa dentária que pode ali se depositar com muita facilidade. Para evitar que fique permanentemente alojado nos dentes, é fundamental adotar boas práticas na escovação. Será ainda mais importante consultar regularmente o seu dentista para manter os dentes saudáveis e obter os melhores conselhos com base na evolução do plano de tratamento. https://implantarbh.com.br/implantes/