PIS Cofins 2020: Cálculo, Tributação, Unificação e Valor

Sabendo que existem muitas pessoas que não conhecem tudo sobre o PIS Cofins 2020, decidimos esclarecer bem o assunto. Para isso, reunimos as informações mais importantes e esclarecemos todos os seus componentes. Então continue lendo para saber o que é o PIS Cofins 2020 e quais as suas finalidades.

PIS Cofins 2020

PIS Cofins 2020

PIS Cofins

Uma contribuição que foi constituída pela Lei Complementar de n.º 70/1991, a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social agora está junto ao PIS.

Ainda que exista muitas pessoas que não conheçam de forma clara como são feitas essas contribuições, elas são essenciais para os trabalhadores que estão dentro de uma empresa.

São dois tributos que tem como finalidade financiar a seguridade social dos brasileiros. Por isso, sua contribuição deve ser feita de acordo com os gastos e insumos de cada empresa. Sendo necessário uma base de cálculo para sua definição.


Unificação do PIS Cofins 2020

Atualmente, podemos contar com a unificação do PIS Cofins 2020, desde o ano de 2016, os tributos passaram a andar de mãos dadas. O principal motivo para que acontecesse essa unificação, era de está simplificando o recolhimento desses valores.

✓ Saiba tudo sobre como consultar PASEP 2020!

!Sabendo que isso também traria um alavancar entre os créditos de suas modalidades, surgiu essa necessidade.

Outro ponto também, é que ao agregar as leia de dois tributos em uma, a quantidade de formulários exigidos foram reduzidas, tornando a unificação aprovada.


Quem paga o PIS Cofins 2020

Depois de algumas mudanças, muitas pessoas ainda ficaram em dúvidas sobre quem paga o PIS Cofins 2020. Esse tributo federal deve é imposto a ser pago pelas pessoas jurídicas.

Atualmente, contamos com dois tipos de contribuições para essas empresas Veja detalhes:

Recolhimento Cumulativo: dentro das regras do Lucro Presumido, sua base de cálculo é sobre o faturamento bruto.

Recolhimento Não Cumulativo: para o não cumulativo, é preciso contar com o faturamento mais os valores das compras feitas dentro daquele período.

Sabendo de seus principais pontos entre os recolhimentos, é preciso está atento para as bases de cálculos e suas porcentagens referente a cada um deles.


Valor tributário do PIS Cofins 2020

Como já falamos a quem esse tributo é direcionado e quais são as suas formas, é preciso entender como foi estabelecido também, o valor tributário do PIS Cofins 2020.

Contando com cada característica respectiva, é preciso está levando em conta suas alíquotas.

Como já falamos anteriormente, suas formas de recolhimentos são diferentes. E para cada uma delas, é definido uma porcentagem base para que seja feito os cálculos  juntamente com as movimentações da empresas dentro daquele período.

✓ Confira os detalhes de como sacar PIS 2020!

Para o recolhimento do PIS Cofins cumulativo, é estabelecido 0,65% e 3% respectivamente. Já no não cumulativo, as alíquotas do PIS Cofins são 1,65% e 7,6% respectivos.


Cálculo PIS Cofins 2020

Ciente das taxas que são estabelecidas para cada modalidade, chegou a hora de entender como você pode está fazendo os cálculos do PIS Cofins 2020 de sua empresa.

Lembrando que esses recolhimentos não são aplicados para os representantes de microempresas. Isso se dá ao fato de que elas estão dentro do Sistema Nacional Simples, que as privam desse pagamento, para melhor desenvolvimento e concretização de sua legalização.

Ciente disso, saiba a seguir como calcular seu PIS Cofins 2020, veja:

➜ Recolhimento Cumulativo

Obtenha os valores do seu faturamento bruto referente ao seu período e multiplique pelas alíquotas definidas para o PIS Cofins, exemplo: Valor do faturamento multiplicado por 0,65%, valor do faturamento multiplicado por 3%. Esses serão seus resultados.

➜ Recolhimento Não Cumulativo

Obtenha os valores do seu faturamento bruto, mais gastos e multiplicar cada um com o PIS e Cofins, exemplo: valor do faturamento multiplicado por 1,65%, valor de gastos multiplicado por 7,6%; em seguida, retire do primeiro resultado, o valor do segundo. Esse será o seu valor.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

PIS Cofins 2020: Cálculo, Tributação, Unificação e Valor

Adicionar Comentário