Categorias: OUTROS

Como Tirar Número PIS para Trabalhador: NOVAS Regras 2020

Para receber o abono salarial é preciso saber como tirar o número PIS para trabalhador. Inscrevendo-se no programa e garantindo direitos trabalhistas como este. Entenda nessa artigo como tirar o número PIS para trabalhador e todos os documentos necessários para esse procedimento!

Como Tirar Número PIS para Trabalhador

O que é o PIS 2020?

O Programa de Integração Social (PIS) é um sistema provido do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que visa incluir todos os trabalhadores da iniciativa privada considerados de baixa renda.

Quer dizer, aqueles que recebem até dois salários mínimos. A proposta inclusa na reforma da Previdência é que hajam novas regras PIS 2020 aceitando no programa apenas pessoas com rendimento inferior a dois salários.

O programa dá direito ao benefício do abono salarial, que funciona como um rendimento extra pago aos trabalhadores. Como uma forma de gratificá-los pelo período trabalhado.

✓ Veja as novas datas do calendário PIS 2020

Para ter direito ao recebimento anual do abono é necessário atuar na empresa por no mínimo 30 dias durante o ano base, isto é, ano anterior ao de início do calendário de pagamento do abono.


Quem deve tirar o número do PIS?

Os trabalhadores precisam atender a um perfil para solicitar a inscrição no programa, instituído por lei as definições sobre quem deve tirar o número do PIS.

Como já foi orientado, é necessário cumprir com as seguintes exigências:

  • Possuir rendimento mensal de até 2 salários mínimos;
  • Ter atuado dentro da empresa por no mínimo 30 dias.

Caso cumpra com esses requisitos, os dados do trabalhador serão inclusos na declaração de RAIS feita pela empresa. Um banco de informações sobre os funcionários com rendimento inferior ou igual a dois salários federais.

De acordo com o portal UOL, se for confirmada a mudança no rendimento mensal para concessão do abono. Pelo menos 23,4 milhões de trabalhadores perderão o direito ao benefício.

✓ Veja quem tem direito a Licença Paternidade 2020

“O número corresponde a 91,5% do total de pessoas que hoje podem recebê-lo. O número é baseado em dados de 2017 informados pelas empresas ao antigo Ministério do Trabalho”, informa a reportagem.


Tirar PIS para trabalhador na Caixa

Um dos métodos mais utilizados, e eficientes de se inscrever no programa é tirar PIS para trabalhador na Caixa. Comparecendo até a agência mais próxima e procurando a gerência ou assistência de programas sociais.

No local será preciso solicitar a inserção dos seus dados, e requerer o Cartão Cidadão. Documento disponibilizado pela rede bancária e utilizado como método para concessão dos pagamentos.

Para comprovação do direito é preciso ter em mãos:

  • RG;
  • CPF;
  • Carteira de trabalho;
  • Declaração da empresa com nome inscrito no RAIS.

A própria empresa pode realizar esse processo, evitando que o funcionário tenha que comparecer presencialmente até o local. Neste caso, basta acessar a página de cadastro do NIS e informar os dados do trabalhador.


Como a empresa cadastra o trabalhador no PIS?

Além de acessar o site da Caixa, a empresa precisa ter o Certificado Digital. Funciona como um login no Portal do Cidadão, e que permite o acesso a diversas páginas do governo.

✓ Confira o novo valor do Abono Salarial 2020

Para a empresa cadastrar o trabalhador no PIS, ela deve acessar o Conectividade Social. Escolher a opção “Caixa Postal”, em seguida “Nova Mensagem”, depois “Selecione o serviço”. E finalizar em “Envio de arquivo cadastro NIS”.


Onde fica registrado o número do PIS

O número do PIS é o mesmo do Número de Inscrição Social (NIS), e normalmente são semelhantes ao registro da carteira de trabalho. Logo, quando for incluso no programa o trabalhador poderá consultar a numeração no:

  • Cartão Cidadão;
  • Carteira de Internet;
  • Site Cnis.
Avalie este artigo
Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Como Tirar Número PIS para Trabalhador: NOVAS Regras 2020

Últimas Notícias

  • OUTROS

Quem tem MEI tem direito ao PIS 2020? Veja AQUI!

Com a regularização do empreendedor é comum surgir a dúvida se quem tem MEI tem direito ao PIS 2020. Antes…

7 dias ago
  • OUTROS

Licença Paternidade 2020: NOVAS Regras, Quando Solicitar?

Incluso na lei trabalhista e garantido aos homens com registro em carteira, a licença paternidade 2020 é uma solução muito…

1 semana ago
  • OUTROS

Novo Valor Abono Salarial 2020: Consultar PIS/PASEP AQUI

Os trabalhadores que têm direito ao benefício buscam informações sobre o novo valor abono salarial 2020. A quantia é modificada…

4 dias ago
  • DATAS

Prazo para Sacar PIS 2020: Datas de Liberação ATUALIZADAS

Existe um prazo para sacar PIS 2020 criado pela Caixa Econômica Federal, a fim de organizar a ordem de pagamentos.…

4 dias ago
  • OUTROS

Aplicativo Caixa Trabalhador 2020: Baixar App, Consultar PIS

A fim de poupar o tempo dos seus usuários, a rede bancária da Caixa lançou o aplicativo Caixa Trabalhador 2020…

5 dias ago
  • CONSULTA

Consulta Saldo FGTS 2020: Acessar Portal, Calculadora

A consulta saldo FGTS 2020 pode ser feita de forma online, sem a necessidade de comparecer até uma agência da…

1 semana ago