Como Saber o Número do PIS 2020: Consulta PIS

Aqueles que não têm conhecimento sobre como saber o número PIS 2020 não precisam se preocupar. É que é possível fazer uma consulta virtual que mostra como saber o número do PIS 2020. Auxiliando os trabalhadores para conseguir verificar a possibilidade do abono salarial.

Como Saber o Número do PIS 2020

Como Saber o Número do PIS 2020

Entenda o PIS 2020

O Programa de Integração Social PIS é uma iniciativa do Ministério do Trabalho, representado por uma sequência numérica.

Por meio do PIS 2020 os trabalhadores da rede privada têm direito ao abono salarial. Uma gratificação com base no tempo de trabalho e no valor do salário mínimo.

✓ Saiba como funciona o PIS COFINS 2020

O programa é firmado por lei, e beneficia aqueles que são funcionários de empresas que realizam a declaração da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Para fazer o saque é necessário emitir o Cartão Cidadão, próprio para benefício. Ou com o depósito feito diretamente na conta corrente dos agenciados da Caixa Econômica Federal. Rede bancária que administra o abono.


Quem tem direito ao PIS 2020?

O grupo de trabalhadores que se encaixam em quem tem direito ao PIS 2020, logo tem acesso ao número do PIS 2020.

A própria empresa deve cadastrar seus funcionários que receberão o benefício de acordo com o calendário do PIS 2020. Assim que é registrado em carteira, fica emitido o número que identifica este trabalhador.

Por lei, devem receber o abono salarial aqueles que:

  • Estejam cadastrados no PIS há pelo menos cinco anos;
  • Tenham recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base (ano anterior);
  • Tenham exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Tenham seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).


Número do PIS 2020

O número do PIS 2020 é criado a partir da emissão da carteira de trabalho. E serve para a identificação do trabalhador, já que é único e intransferível.

Ou seja, mesmo que o trabalhador deixe a iniciativa privada e passe a ser funcionário de repartição pública, por exemplo, o número do PIS continua a ser o mesmo.

Uma boa notícia para aqueles que desejam como saber o número PIS 2020. A forma mais simples é consultando na carteira de trabalho.

A sequência numérica do PIS equivale ao Número de Identificação Social – NIS. E permanece o mesmo para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público PASEP.


Para que serve o número PIS 2020?

O número PIS 2020 não é necessário apenas para ter direito ao abono salarial, promovido pela Caixa.

Na verdade, tendo em mãos este código é possível fazer outras ações relacionadas ao meio empregatício. Por exemplo:

  • Consultar FGTS via internet;
  • Consultar seguro desemprego;
  • Consultar direito e liberação das cotas do PIS/PASEP.

Como saber o número do PIS 2020 pela internet?

Caso não tenha em mãos a carteira de trabalho, ou ainda, deseja consultar o número do PIS de um parente falecido em que o documento não lhe pertence. Saiba que existe um meio fácil de fazer a consulta.

Uma maneira de como saber o número do PIS 2020 via internet é por meio do portal CNIS, do site do INSS. Veja como saber:

  • Em ‘Inscrição’ escolha ‘Filiado’;

  • Preencha a ficha com todos os dados solicitados. Depois que clicar ‘Continuar’ o sistema vai indicar o número de NIT que corresponde ao PIS.


Consultar PIS 2020

Agora que já tem o número em mãos, pode realizar a consulta PIS 2020 no site da Caixa e verificar se tem direito ao benefício. Aprenda:

  • Clique em ‘Consultar pagamento’;

  • Por fim, insira o número do PIS e a senha. Para o primeiro acesso, depois da inserção do PIS é necessário clicar em ‘Cadastrar senha’.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

Como Saber o Número do PIS 2020: Consulta PIS

Adicionar Comentário