Cartão Cidadão 2020: Como Fazer, Desbloquear, Consultar Saldo e 2ª Via

O Cartão Cidadão 2020 é um documento emitido pela Caixa Econômica Federal, utilizado para saque de benefícios do Governo Federal. A primeira via do Cartão Cidadão 2020 requer a apresentação de documentos para comprovação do direito ao benefício. Saiba mais!

Cartão Cidadão 2020

Cartão Cidadão 2020

Sobre o Cartão Cidadão 2020

O Cartão Cidadão 2020 é um documento próprio para o saque de benefícios do Governo Federal, promovidos pelo Ministério do Trabalho.

A agência bancária responsável pela emissão, distribuição e gerenciamento do cartão é a Caixa Econômica Federal.

O documento deve ser utilizado, principalmente, para:

Todos os postos de atendimento da Caixa, como agências e Casas Lotéricas estão aptos a aceitar o cartão.

Aqueles que tem têm direito aos benefícios do Governo, mas já possuem conta corrente em uma agência da Caixa. Podem receber o dinheiro diretamente em sua conta, sem a necessidade do Cartão Cidadão.


Quem tem direito ao Cartão Cidadão 2020?

De acordo com a própria Caixa, a lista de quem tem direito ao Cartão Cidadão 2020 está inteiramente ligada aos programas de benefícios do Ministério do Trabalho.

Isto significa, que o público que recebe o cartão e o utiliza, são sempre trabalhadores registrados em Carteira. Seja da rede privada ou da iniciativa pública.

Como:

  • Quem possuí FGTS provisionado;
  • Rendimento do PIS;
  • Tem direito ao abono salarial;
  • Recebe parcelas do seguro desemprego.

Todos estes programas recebem auxilio da Caixa, e por consequência, são sacados a partir do Cartão Cidadão.


Emitir Cartão Cidadão 2020

O trabalhador tem duas opções para emitir Cartão Cidadão 2020. A primeira, e mais utilizada, é solicitando o documento diretamente em uma agência da Caixa.

Na ocasião, o beneficiado comprova que tem direito ao programa e é cadastrado no sistema. Para isso, será necessário apresentar documentos como:

  • RG;
  • CPF;
  • Carteira de Trabalho;
  • Número do NIS, que fica registrado na Carteira;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de vínculo empregatício, seja na própria Carteira ou com holerites.

A segunda opção disponibilizada pela Caixa é solicitar a emissão do cartão via telefone. Ligando em um atendimento próprio para o requerimento:

  •  0800 726 0207.

Será preciso ter em mãos o número do NIS, para consulta do benefício. Nos dois casos, o cartão é entregue no endereço do trabalhador.

Caso não tenha feito a sua senha, diretamente na agência da Caixa, durante a ligação o trabalhador deve agendar uma visita a Casa Lotérica para o cadastro da mesma.

Na Lotérica será necessário levar documentos de identificação e de vínculo empregatício. O desbloqueio pode ser feito durante esse processo, ou em qualquer caixa eletrônico.


Consultar saldo com Cartão Cidadão 2020

Assim que o trabalhador estiver com o documento em mãos, pode consultar saldo com Cartão Cidadão 2020.

A forma mais comum de consultar o Abono Salarial 2020 é por meio do caixa eletrônico, inserindo o cartão e optando pela alternativa ‘Saldo’ ou até mesmo ‘Extrato’, em que fica registrado todo o histórico de ações na conta.

Caso opte pela consulta em Casas Lotéricas, além de estar com o cartão o trabalhador também vai precisar de um documento de identificação. Certificando que é o titular do documento.

Na lotérica o saldo será impresso e entregue ao beneficiado.


2° via Cartão Cidadão 2020

Se o trabalhador perdeu os documentos, e não tem mais o Cartão Cidadão 2020, precisa imediatamente ligar para o atendimento da Caixa e o solicitar o bloqueio do documento. Para evitar fraudes e golpes.

Caso este não seja o motivo que o leve a pedir a 2° via Cartão Cidadão 2020, mas tenha relação com o desgaste do documento. O indicado também é ligar para o atendimento e pedir uma nova via. No telefone:

  • 0800 726 0207

Ou ainda, solicitar presencialmente. Direto em uma agência da Caixa. A nova via é gratuita. E nos dois casos o trabalhador precisará informar o número do NIS.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Cartão Cidadão 2020: Como Fazer, Desbloquear, Consultar Saldo e 2ª Via

Adicionar Comentário