Qualidade dos Planos de Saúde

A qualidade dos planos de saúde deve ser avaliada regularmente e fazer parte
dos planos de desenvolvimento do pessoal. • Salvaguarda e segurança. É
inaceitável encontrar funcionários que prestem cuidados pessoais íntimos a
pessoas em suas próprias casas que não entendam completamente suas
responsabilidades em relação à proteção e denúncia. • Compromisso com as
medidas de controle de infecção e segurança do paciente. • Gestão da
medicação para prevenir eventos adversos associados à má gestão da
medicação. Constatou-se que muitos idosos atendidos no domicílio têm um
potencial problema de medicação ou estão tomando um medicamento
considerado inadequado para idosos que são especialmente vulneráveis a
eventos adversos por erros de medicação.
Os idosos costumam tomar vários medicamentos para uma variedade de
comorbidades que foram prescritas por mais de um profissional. • Prevenção e
tratamento de feridas e úlceras de pressão. • Supervisão e monitoramento
regular da qualidade. • Treinamento contínuo da equipe e atualização dos
familiares com base no caso e na condição do paciente. • Avaliação e gestão de
riscos. • Gestão e acompanhamento de reclamações. • Continuidade dos
cuidadores. Os idosos muitas vezes são psicologicamente frágeis e preferem
receber seus cuidados pelos mesmos cuidadores e não por uma série de
estranhos em sua própria casa. • Estabelecer um sistema eficaz de referência e
feedback.

Um conjunto de indicadores pode ser desenvolvido com base nesses elementos-
chave para serem utilizados na avaliação da qualidade. Prevenção e controle de

infecções e segurança do paciente em cuidados de saúde domiciliares: As
diretrizes atuais de controle de infecções para instituições de cuidados agudos e
de longo prazo têm sido usadas para “preencher a lacuna” com os ambientes de
cuidados de saúde domiciliares. https://www.allcross.com.br/sempre-odonto/